A Fonoaudiologia, cada vez mais, avança a passos largos em várias áreas com conhecimentos específicos, aumentando a necessidade de maiores esclarecimentos e entendimentos com bases sólidas no campo da fisiologia, neurologia e terapia.
Novas tecnologias passam a fazer parte do nosso dia a dia e com isso precisamos participar de novos campos de atuação com conceitos e práticas que se inter-relacionam, com atuação nos campos da voz, disfagia, motricidade oral, estética, linguagem, audição, entre outras…
Motricidade Orofacial – Nesta especialidade, o fonoaudiólogo habilita/reabilita funções relacionadas a respiração, sucção, mastigação, deglutição, expressão facial e articulação da fala, propiciando melhores condições de vida e de comunicação.
Eletroestimulação Neuromuscular – A Eletroestimulação, tão desenvolvida em outras áreas como na fisioterapia, passa a fazer parte da fonoaudiologia desde a década de 1980, principalmente nas áreas da voz, disfagia, ronco e apnéia do sono, associada aos exercícios e técnicas já estabelecidas na nossa clínica diária.
Voz (falada ou cantada) – Representa a identidade do indivíduo, pois expressa seus sentimentos. É produzida pelas pregas vocais e quando estas não funcionam adequadamente, a voz é alterada, podendo sofrer alterações, comprometendo o trabalho e a vida pessoal.
Disfagia – É uma alteração da deglutição, ou seja, do ato de engolir alimentos ou saliva. Não se trata de uma doença, mas sim de um sintoma que indica prejuízo no ato de engolir.
Dislalia – É um distúrbio da fala, caracterizado pela dificuldade em articular as palavras. Basicamente consiste na má pronúncia das palavras, seja omitindo ou acrescentando fonemas, trocando um fonema por outro ou ainda distorcendo-os ordenadamente.